segunda-feira, 14 de setembro de 2009

FOTOS DA REUNIÃO COM O MINISTRO HÉLIO COSTA








RELATÓRIO DA REUNIÃO NO MEC

Brasília, 13/08/2009
Presentes na reunião com o chefe da assessoria parlamentar do Ministro da Educação, Sr.Rodrigo Lamego, os representantes da FASUBRA: Léia, Luizão e JP e pelos vigilantes, Greque (FURG) e Anchieta (UFRN).

Léia começou falando sobre a ausência de representante do MEC na audiência Pública no Senado, fez uma explanação da história da Fasubra para implementar a carreira dos Técnicos Administrativos em Educação das IFES e também um apanhado de como está a luta dos vigilantes, frisando que a categoria mantém uma unidade muito grande e por isto possuem 2 PLS no Senado e 1 PLS na Câmara Federal.

Logo após falou da importância da atividade desenvolvida pelos seguranças das IFES, pois são trabalhadores envolvidos no ensino, pesquisa e extensão, no tocante a segurança deste trinômio. Citou a preocupação da Federação em relação às terceirizações, principalmente na área da segurança, o que para nós é um setor estratégico, sendo que o trabalhador terceirizado não possui nem um compromisso com a instituição, é mal preparado, explorado por empresas e ainda quando este sai possui conhecimento de vários setores da universidade, além disto, as IFES gastam em torno de 20% de verba de custeio para manter este tipo de contratação. Foi falado sobre a situação da extinção do cargo de vigilante e o mesmo viu o ofício de pedido de concurso do MEC no ano de 2005. Anchieta falou que mesmo fazendo segurança Pública nas IFEs não éramos reconhecidos como tal. Citei a preocupação de nossa categoria em não ter o risco de vida, o que não esta previsto na lei 8112 do RJU, fiz pedido ao MEC para acabar com esta injustiça quando o PLS virar lei. Após estas exposições o assessor falou que quem deveria ter ido a audiência pública, segundo ele era a ANDIFES pois o MEC é um órgão gestor e recebe as demandas por ela. Deixando a responsabilidade para que os Reitores solicitem a demanda da Universidade para contratação de pessoal com abertura de concurso. Admitiu que pode fazer convênio com o judiciário (PRONACI) para capacitação na rede da segurança pública e fez sugestão á FASUBRA para agendar audiência com a ANDIFES.

Estes seriam os caminhos em relação ás nossas demandas, aconselhou, ainda, a gestionar junto a SESU, Léia ficou de marcar uma reunião com a secretaria do SESU.

O Assessor ficou impressionado com alguns dados sobre a terceirização e nos perguntou quanto somos em todas as IFES, respondemos que seríamos em torno de 2600 trabalhadores, sendo que pediu mais dados afim de passá-los ao Ministro, terminando assim a reunião.

Resumindo: Nosso Caminho para a vitória é a ANDIFES, então vamos todos nós batermos nas reitorias e fazer estes pedidos, hoje já marquei uma reunião com o reitor da FURG e coloquei como pauta os assuntos acima mencionados. Não podemos perder tempo pois pelo que vimos nossos PLS passaram pela CCJ rapidamente e depois irão p/ a Câmara Federal e terão tramitação tranqüila, pois depois de vários contatos com lideranças parlamentares como o deputado Paulo Pimenta e Maria do Rosário me foi garantido isto e em relação a nossa inclusão ao PRONACI em breve teremos audiência com o Ministro da Justiça Tarço Genro, articulada pelo Dep. Pimenta.

Além disto é interessante que todas as bases, como citou o Wesley mandem dados com os pontos abaixo pois servirão como importante subsídios para o nosso projeto de segurança e também afim de municiar o MEC para que o mesmo tenha um mapa claro da nossa realidade e assim possa traçar alguma política que venha nos beneficiar:

1- quanto é gasto em terceirização no setor de segurança e o percentual que isto significa para a instituição;
2- quantos somos em cada IFES (mais IFETS);
3- perspectiva de aposentadoria nos próximos anos;
4- número de terceirizados na segurança.

A FASUBRA precisa destes dados bem como o MEC então vamos nos mobilizar e levantar os dados para o mais breve possível.