Vinte e cinco servidores da Universidade Federal de Pelotas, integrantes do quadro de Segurança, passarão a receber adicional de periculosidade. Portaria nesse sentido foi assinada na manhã desta sexta-feira(22), pela vice-reitora Denise Gigante, no exercício da Reitoria, e pelo pró-reitor de Gestão de Pessoas, Sérgio Wotter, em ato que contou com a presença de um grupo de vigilantes da UFPel e foi prestigiado pelo reitor Mauro Del Pino (em período de férias) e pela pró-reitora de Assistência Estudantil, Ediane Acunha.
A medida tem o amparo da Norma Regulamentadora 16, expressa na Portaria 1.885 do Ministério do Trabalho e Emprego, publicada em dezembro de 2013. O direito ao recebimento do adicional de periculosidade é uma demanda antiga dos servidores, pois o pagamento já era normatizado há muitos anos na iniciativa privada pela Consolidação das Leis do Trabalho, mas sem regulamentação no serviço público.
Falando sobre a regulamentação do benefício na UFPel, o pró-reitor de Gestão de Pessoas relatou as tratativas mantidas em Brasília e consulta feita à UFRGS (que também instituiu o benefício), para ampliar o entendimento sobre o processo.
De sua parte, o reitor Mauro Del Pino descreveu sua satisfação ao ver atendida uma reivindicação da classe dos vigilantes, “não apenas porque representa a implementação de um direito, mas também o atendimento de um antigo pleito”.
“Substituir o reitor nem sempre é uma coisa boa, mas esse é um momento gratificante”, disse a vice-reitora Denise Gigante, ao assinar a medida administrativa.

Atendendo a solicitação feita pelo reitor Mauro Del Pino, o grupo prometeu apoio nas atividades programadas para a Calourada, no próximo dia 29, no campus Porto.
Antonio Augusto Azambuja
Universidade Federal de Pelotas
Coordenador ASUFPel Sindicato
Graduação em Gestão Pública
Pós Graduado em Educação Ambiental
Universidade Federal de Pelotas
Coordenador ASUFPel Sindicato
Graduação em Gestão Pública
Pós Graduado em Educação Ambiental