O Deputado Marco Maia esteve presente no "1º Encontro dos Grupos de Trabalho e dos Seguranças das IFES (Instituição Federal de Ensino Superior) e IFETS (Institutos federais de educação, ciência e tecnologia) da região Sul", para discorrer sobre o andamento de matérias que atuam na defesa da Classe no Congresso Nacional. "Tenho uma relação muito próxima desta Classe, meu pai também era um vigilante e sei das necessidades que estes profissionais enfrentam", disse Marco Maia.
Neste Blog todos os vigilantes das IFES e IFETS do Brasil terão espaço para se comunicarem, disponibilizar artigos, documentos, fotos, se informarem e discutir assuntos de seus interesses.
segunda-feira, 14 de junho de 2010
Deputado Federal Marco Maia debate o direito dos Seguranças em Porto Alegre
O Deputado Marco Maia esteve presente no "1º Encontro dos Grupos de Trabalho e dos Seguranças das IFES (Instituição Federal de Ensino Superior) e IFETS (Institutos federais de educação, ciência e tecnologia) da região Sul", para discorrer sobre o andamento de matérias que atuam na defesa da Classe no Congresso Nacional. "Tenho uma relação muito próxima desta Classe, meu pai também era um vigilante e sei das necessidades que estes profissionais enfrentam", disse Marco Maia.
Of. nº 258/2010 - Deputada Maria do Rosário
Companheiros e companheiras da Associação dos Servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (ASSUFRGS),
Quero agradecer imensamente o convite para participar do 1º encontro dos GTS segurança e seguranças das Universidades federais da região sul, preparatório para o XIX seminário nacional de segurança das IFES e IFETS em Pernambuco.
Infelizmente, por compromissos em Brasília, onde integro a coordenação do programa de governo da pré-candidata à Presidência da República, companheira Dilma Rousseff, não poderei estar presente. Mas desde já quero reiterar meu respeito ao trabalho da ASSUFRGS, bem como ao tema em debate. Neste momento, o Congresso Nacional analisa quatro projetos de lei, de autoria dos senadores Paulo Paim e Sérgio Zambiasi e do deputado Paulo Pimenta, que tratam de como oferecer instrumentos para melhora nas condições de seguranças das Universidades e Institutos Federais.
Apoiamos essas e todas as iniciativas que visam qualificar os serviços prestados nessas instituições públicas. É importante ressaltar que o governo do presidente Lula tem promovido investimentos recordes na expansão e qualificação do ensino profissionalizante e superior. Mas sabemos que para obtermos uma educação de excelência, precisamos que as instituições contem com uma estrutura adequada. E a segurança, sem sombra de dúvidas, é uma questão fundamental.
Portanto, contem com o nosso total apoio nessa caminhada e na luta por uma educação pública, gratuita e de qualidade, e no fortalecimento das instituições públicas.
Um forte abraço,
Deputada Federal (PT-RS)
I Encontro dos GTS Segurança e Seguranças aprovou propostas para o seminário nacional
A abertura do I Encontro dos GTs Segurança e dos Seguranças das IFES e IFETS da Região Sul, ocorreu na sexta-feira (11/6), 9h da manhã, no auditório da Faculdade de Economia da Ufrgs. Conforme destacou o coordenador da Assufrgs e do GT Segurança, Mozarte Simões, na abertura do evento, os servidores de segurança nas IFES e IFETS são primordiais. O exemplo, da importância pode ser observada pela presença no evento de um senador, três deputados federais, pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Secretário de Assistência Estudantil e coordenador da Vigilância da Ufrgs. Além dos vigilantes da Região Sul, do hospital de Clínicas de Porto Alegre e de outros Estados do país.
A mesa de abertura estava representativa. O coordenador da Assufrgs, José Luís Rockenbach (Neco), destacou a atuação do GT Segurança e a repercussão da participação do setor na representação sindical, confirmando as demandas que este grupo reivindica nacionalmente.



O senador Paulo Paim explanou sobre o projeto de lei do risco de vida para os vigilantes federais e declarou que certamente em dezembro haverá a aprovação do referido PL, consagrando a luta da categoria por melhores condições de trabalho e qualificação dos servidores.


Após o almoço o I Encontro dos Gts e dos Seguranças ocorreu de maneira ágil, de forma que todos participassem e ficassem satisfeitos com o conteúdo do seminário, a duração e o encaminhamento das propostas.A tarde contou com a palestra da deputada federal Manuela Dávila. Com muita simpatia ela falou da importância da união dos Gts Segurança e dos Seguranças para a aprovação das propostas, acelerando a conversa com o poder executivo.
Propostas
A aprovação das propostas aconteceu com entusiamo e por unanimidade pelos vigilantes. Rogério Fonseca leu as propostas e encaminhou para a aprovação.
1.Abertura de concurso público;
2.Dia de mobilização nacional da segurança da Universidades;
3.Levantamento e divulgação trimestral ou periódica através de informativo;
4.Pesquisa de satisfação via internet;
5.Instituir um plano de carreira somente para vigilantes;
6.Troca de nomenclatura do seminário, de Seminário de Segurança para Seminário de Vigilância;
7.Pelotas como primeira opção para próximo seminário. Uberlândia segunda opção, caso Viçosa não possa sediar;
8.Indicar no Seminário a retirada, no mínimo, de dois vigilantes como coordenadores para direção da Fasubra.
Avaliação do Seminário
“O seminário foi mais enxuto, não teve propostas fora de contexto. As propostas foram votadas em tempo bom". (Antônio Wilson Silveira – UFSC)
''Os temas do seminário foram ótimos, a dinâmica foi boa, mesmo sem alguns deputados. O tempo foi muito bom”. (Paulo César – Rural do RJ)
“A apresentação das pessoas ilustres que estão nos representando é muito importante. Praticamente o Brasil está nesta casa. Gostei do GT Segurança”. (Antônio Carlos Rangel – UFRGS)
“Tiramos dúvidas, estamos mais esclarecidos. Achhi muito boa a apresentação dos políticos que estão nos nossos projetos”. (Milton Alcantra – UFMS)
“Parabenizo a Assufrgs que através do GT proporcionou este seminário na região Sul. É uma iniciativa positiva não só do GT como da Associação. A Universidade é favorável ao concurso público e o PL risco de vida”. (Daniel Augusto Pereira – Coordenador Segurança UFRGS)