segunda-feira, 2 de novembro de 2009

SEGURANÇAS DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO SUL DO PAÍS SE REUNEM COM O MINISTRO DA JUSTIÇA TARÇO GENRO

Os seguranças da UFPEL, UFSM, FURG e UFRGS foram recebidos pelo ministro da justiça Tarço Genro, reunião agendada pelo deputado federal Paulo Pimenta do PT gaúcho.
Pauta da reunião:
  • Inclusão dos vigilantes concursados no programa do MJ “PRONASCI”;
  • Porte de arma para os vigilantes das IFES e IFETS;
  • Assuntos gerais (concursos e PLS).
Os vigilantes presentes solicitaram ao Ministro que fossem reconhecidos como trabalhadores em segurança pública e incluídos no PRONASCI, para poderem se beneficiar dos cursos de capacitação que o MJ promove.

Foi solicitado também que o MJ flexibilize a retirada do porte de arma para que as seguranças das IFES, que não trabalham armadas e queiram adquirir o porte, possam fazê-lo. Neste caso foi entregue um estudo do chefe da segurança da UFRRJ, Renan Canuto, e um dossiê de ocorrências.

Foi pedido ainda ao Ministro que interviesse junto ao MEC no pedido de reabertura de concurso público para vigilante.

O Ministro informou que vai editar um ofício desburocratizando a retirada do porte, e que o porte poderá ser solicitado pelo reitores e os cursos exigidos pela lei 10.826 poderão ser executados dentro das Universidades Federais e a Universidade poderá contratar um estande de tiro para a retirada do porte.

O MJ vai incluir os vigilantes na página do PRONASCI, o Ministério irá comunicar o MEC e este a ANDIFES e FASUBRA, que assim comunicarão as Universidades quanto à inclusão dos vigilantes concursados na página e estes poderão se beneficiar dos cursos de capacitação.

Por fim o Ministro comprometeu-se a falar com o MEC a respeito da abertura dos concursos.

Mozarte Simões
GT Segurança UFRGS