domingo, 22 de setembro de 2013

Família de aluno morto na Unicamp cobra segurança

O corpo do estudante Denis Papa Casagrande, de 21 anos, morto a facadas durante uma briga em uma festa dentro do campus da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), foi enterrado na manhã deste domingo, 22, em Piracicaba, interior de São Paulo.
Em clima de comoção, familiares e amigos acompanharam o enterro no Cemitério Parque da Ressurreição. Um dos tios do aluno do segundo ano do curso de engenharia e controle de automação, da Faculdade de Engenharia Mecânica, Geraldo Papa, cobrou segurança no campus.
"Apesar de a festa não ter sido autorizada, se houvesse uma revista ou policiamento ninguém teria entrado com faca no campus", afirmou o tio. "Esperamos que culpado pelo crime seja penalizado."
Denis morreu no hospital depois de ser esfaqueado no abdômen em uma briga com punks, por volta das 3h30, na madrugada do sábado, 21. A Polícia Civil investiga se o autor do crime foi o atendente Anderson Marcelino Mamede, de 20 anos, que também foi esfaqueado na perna e está internado. O motivo da briga, segundo testemunhas disseram à polícia, foi ciúmes.
A festa que acontecia no Ciclo Básico da Unicamp foi organizada pela Rádio Muda - rádio clandestina montada dentro da universidade. Segundo a assessoria de imprensa da Unicamp, a festa não tinha autorização para acontecer no local.
Em nota, a instituição informou que a vigilância do campus chegou a acionar a Polícia Militar por causa da invasão do local pelos participantes da festa. A PM disse não ter o registro do chamado.
Na internet, amigos do estudante que moravam na mesma república fizeram uma homenagem ao jovem. "Lamentamos a perda de nosso irmão. Mais do que um morador, Piroca era um grande amigo de todos. Sua ausência diária será sentida por todos moradores. Desejamos que Deus conforte a família do Denis, dê força e fé para que consigam, não superar, mas suportar essa tragédia. Para os amigos fica a lembrança de sua fala engraçada, coçada na cabeça quando discutia algo e sua risada cativante. Vai com Deus, amigo."
Fonte: Estadão

'Resta a saudade, além do desejo de justiça', diz tio de morto na Unicamp

Estudante de 21 anos levou facada em festa não autorizada no campus.
O enterro ocorreu na manhã deste domingo em cemitério de Piracicaba.

O corpo do estudante Denis Papa Casagrande, de 21 anos, morto na madrugada de sábado (21) em uma festa no campus da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), foi enterrado no final da manhã deste domingo (22) no Cemitério Parque da Ressurreição, em Piracicaba (SP). A família do rapaz cobrou justiça para que o caso não fique impune e disse que, apesar da festa não ser oficial, caberia ao estado garantir a segurança dos participantes. "Fica a saudade, além do desejo de que o culpado pelo crime seja penalizado", disse um tio do jovem, Geraldo Papa.


Denis foi esfaqueado no tórax durante uma briga que ocorreu no Ciclo Básico da universidade. A agressão teria ocorrido, segundo apuração inicial da Guarda Municipal de Campinas (SP), após uma discussão motivada por ciúmes. Um rapaz de 20 anos que também ficou ferido durante o tumulto foi internado.

Denis era de Piracicaba, mas morava em uma república próxima ao campus, que fica no distrito de Barão Geraldo. Em nota, a Unicamp lamentou o caso, disse que investigará a ocorrência e afirmou que o evento não era autorizado.

"Apesar de ocorrer sem a autorização da universidade, a festa reuniu mais de 3.000 estudantes. O estado tem a obrigação de cuidar para que as normas de segurança sejam cumpridas. Se houvesse uma revista ou um policiamento mais eficaz, ninguém teria entrado com uma faca no campus e essa tragédia teria sido evitada", afirmou o tio do universitário. Denis cursava o segundo ano de engenharia de controle e automação (mecatrônica).

Sepultamento em Piracicaba

Cerca de 200 pessoas acompanharam o funeral do estudante na manhã deste domingo. Abalados, os amigos de faculdade não quiseram comentar a morte. Denis foi enterrado com uma bandeira do Palmeiras, time do coração, sobre o caixão. "Ele era um moço tranquilo, estudioso e que gostava de esporte. Infelizmente, teve a vida interrompida de uma forma tão brutal", relatou o tio do universitário. A Polícia Civil de Campinas deve começar a ouvir nesta segunda-feira (23) depoimentos de testemunhas.
Fonte: G1

Universitário de 21 anos morre após ser esfaqueado em festa na Unicamp

Estudante de mecatrônica foi esfaqueado no campus de Barão Geraldo. 
Ele chegou a ser socorrido pelo Samu, mas não resistiu aos ferimentos.

Um estudante de mecatrônica de 21 anos morreu na madrugada deste sábado (21) após ser esfaqueado durante uma festa realizada no campus da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), localizado no distrito de Barão Geraldo.

Em nota, a Unicamp lamentou o ocorrido, afirmou que a festa não era autorizada e que vai apurar o caso (leia a íntegra abaixo).

O jovem Denis Papa Casagrande, que cursava o segundo ano de engenharia de controle e automação (mecatrônica), foi atingido durante uma briga, que ocorreu no Ciclo Básico da universidade. Outro rapaz, Anderson Marcelino Ferreira Mamede de 20 anos, também sofreu ferimentos durante a briga. Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado para o HC da Unicamp, onde permanece sob cuidados médicos com quadro de saúde estável.

De acordo com o boletim de ocorrência, a vítima é de Piracicaba, mas morava em uma república próxima à universidade. O corpo de Denis Casagrande será sepultado às 11h deste domingo (11) no Cemitério Parque da Ressurreição, em Piracicaba (SP).

Segundo informações do Samu, o serviço foi acionado às 3h35 para socorrer uma vítima de espancamento e com ferimentos à faca no local. Casagrande teria sido socorrido pelo Samu e encaminhado para o Hospital de Clínicas da Unicamp, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Até a publicação desta reportagem, a assessoria do Hospital de Clínicas da Unicamp não havia se manifestado.

Em resposta à carta divulgada pela Unicamp, a assessoria de imprensa da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) afirmou que a Unicamp é uma área estadual e que não cabe ao órgão atuar dentro do campus da universidade. Já a Polícia Militar afirmou que não foi localizada nenhuma solicitação da Unicamp para comparecer ao local e que a corporação não tinha conhecimento sobre a festa.

Íntegra na nota da Unicamp

"A propósito do incidente ocorrido na madrugada deste sábado (21), durante uma festa não autorizada no campus, a Unicamp esclarece o seguinte:

1. A Unicamp lamenta profundamente a perda do estudante Denis Papa Casagrande, aluno do curso de Engenharia e Controle de Automação, da Faculdade de Engenharia Mecânica, e se solidariza com sua família.

2. A Unicamp tomará providências administrativas para apurar as circunstâncias do ocorrido e identificar os responsáveis pela festa realizada sem autorização da instituição bem como a participação de pessoas estranhas à comunidade acadêmica.

3. Consta dos registros da Vigilância Interna da Unicamp que, por volta das 23 horas de sexta-feira (20), o campus foi invadido pelos participantes da festa, que avançaram com seus carros sobre as barreiras colocadas nas portarias 1 e 4 e sobre os vigilantes que tentaram barrar sua passagem.

4. Consta, ainda, que às 23h05, a Vigilância Interna solicitou apoio à Polícia Militar (PM) e, às 23h10, à Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), mas ambas as solicitações não foram atendidas, apesar da insistência da Vigilância Interna.

5. O lamentável incidente do qual o estudante foi vítima ocorreu por volta das 04h00, em decorrência de uma briga entre os participantes da festa. Importante destacar que, em 2009, o Conselho Universitário aprovou deliberação determinando que a realização de festas no campus está sujeita a autorização prévia. O texto também deixa explicito que o descumprimento das normas sujeitará os responsáveis à aplicação de penalidades disciplinares, nos termos dos Estatutos e do Regimento Geral da Unicamp.

Assessoria de Imprensa
Campinas, 21 de setembro de 2013"
Fonte: G1