quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Ex-presidiário é detido após furtar notebook do Centro de Informática da UFPE

Caríssimos(as) Vigilantes,

Em relação a este vídeo do Youtube aqui postado, a qual contém declaração do Delegado José Cavalcanti, Titular da Delegacia do Prado – Recife – PE, na qual o mesmo fala que “a segurança entendeu que deveria dar uma chance”, deve ser esclarecido que:

(1º) O vídeo, no qual o infrator se movimenta numa biblioteca (entre estantes, cadeiras e bancas), nessa data (fevereiro/2009) , ele (o infrator) conseguiu se evadir. Ficou apenas o registrado através das câmeras.

(2º) Em outra ocasião, (agosto/2009) , o referido infrator foi reconhecido e abordado por vigilantes que compõe o GTO (Grupo Tático Operacional) desta UFPE, porém, nada foi encontrado em seu poder, não houve vítimas e/ou testemunhas para que o mesmo pudesse ser conduzido à uma Delegacia Especializada.

(3º) No dia 27/10/2009 (terça-feira) as 17h40, o infrator – JOSÉ EDINALDO DA SILVA, foi pego em flagrante delito após furtar um NOTEBOOK de um aluno. O mesmo foi conduzido à Delegacia Especializada e autuado em flagrante. Obviamente que nesta oportunidade houve: Produto do roubo (NOTEBOOK); Vítima (ALUNO) e TESTEMUNHAS.

Este é o esclarecimento que repasso à V.Sªs., para que não pairem dúvidas quanto ao exposto pelo Senhor Delegado no tocante a “chance ao elemento infrator”.

Carlos Germano
Vigilante da UFPE

REUNIÃO DOS VIGILANTES DAS IFES COM O MINISTRO DA JUSTIÇA TARSO GENRO

Aconteceu no dia 26 de outubro de 2009 audiência onde o Ministro da Justiça Tarso Genro recebeu os GTs Segurança das Universidades Federais do Rio Grande do Sul. Estiveram presentes os GTs de Santa Maria, Rio Grande, Pelotas e Porto Alegre, além do Deputado Federal Paulo Pimenta.
A audiência com o Ministro Tarso foi altamente positiva, conseguimos tudo que desejavamos tivemos o apoio do Dep. Paulo Pimenta que esplanou ao Sr. Ministro algumas particularidades de nosso serviço, logo após Mozarte repassou alguns documentos sobre nosso CBO e falou sobre os PLs dos Senadores Paim e Zambiaze, onde os mesmos criam junto ao Senado o adcional de risco de vida para a nossa categoria, demanda esta também tramitando na Câmara Federal de autoria do deputado Pimenta, ali presente. Foi entregue, também, dossiê sobre algumas vigilâncias das IFES do Sul e documento solicitando ao Ministro a nossa inclusão ao PRONASCI onde neste constava as assinaturas dos GTs ali presentes (Porto Alegre (UFRGS), Rio Grande (FURG), Pelotas (UFPEL) e Santa Maria (UFSM), além do material que foi mostrado na audiência pública no Senado Federal.
.

Falou-se sobre a questão dos problemas que enfrentamos quanto ao porte de arma e concurso para vigilante das IFES. As intervenções mostraram ao Ministro a importância da função do vigilante no contexto Universitário, partindo sempre do princípio que temos uma tarefa nao só de segurança mas também pedagógica, citamos algumas funções que exercemos como transporte de valores nos campi, dando como exemplo valores dos RUs que alcançam várias somas de dinheiro diariamente, a vigia sobre caros equipamentos e pesquisas tecnológicas onde hoje parte disto tudo esta sendo cuidado por tercerizados que poderão usar informações previlegiadas afim de cometerem possíveis delitos. A questão sobre o REUNI também foi lembrada, como algo que é muito bom em sua essência, mas que nos preocupava pois já está, minimamente, duplicando os campi além do número de matrículas, docentes e técnicos em educação. Pedimos apoio ao Ministro para intervir junto ao Mec para abertura de concurso público.
.
Em Resposta o Sr. Ministro falou que em relação ao PRONASCI era possível sim a nossa inclusão e irá verificar a questão mas acredita que não haverá nenhum problema. No tocante ao porte de arma irá junto a Polícia Federal flexibilizar o acesso ao mesmo, somente pedindo que os reitores façam os pedidos juntos a este órgão, disse que entende nossas demandas e que gestionará junto ao Ministro Hadad a questão do concurso público e em relação ao risco de vida que quando chegar no Ministério do Planejamento conversará com o Ministro desta pasta.
.
Saímos da audiência certos que seremos atendidos em nossos pleitos mas temos que continuar lutando e cobrando de todos os parlamentares em nossos estados e reitores de nossas IFES por entendermos que só a contínua mobilização nos levará á vitória que todos merecemos.
.
Teremos que manter um contato constante com o Deputado Pimenta para que o mesmo possa cobrar do Ministro da Justiça (que é candidato ao Governo do estado do RGS) todas estas demandas e para finalizar antes da entrada do ministro o Deputado Pimenta nos falou sobre o relator do PLC do risco de vida de sua autoria, pediu-nos para não nos preocuparmos, pois este voto de relatoria não tem grande importância e o projeto vai ter o seu andamento normal e nos prometeu uma caravana em todos os campi das universidades federais do RGS.

Um forte abraço a todos e até a vitória.

Rudnei Greque da Silva
Coordenador Gt Segurança Universidade Federal de Rio Grande