quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Reitoria de USP é invadida por grupo de estudantes

Um grupo de estudantes invadiu por volta da 0h desta quarta-feira (02/11/2011) o prédio da reitoria da USP (Universidade de São Paulo), na Cidade Universitária, zona oeste de São Paulo. A ocupação ocorre após assembleia realizada na noite de ontem (1º), na qual foi decidida a desocupação de um dos prédios da FFLCH (Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas).
Estudantes montam barricadas em rua de acesso à reitoria da USP após invasão na noite de terça
Em minutos, estudantes com os rostos cobertos com camisas e alguns armados com paus, pedras e cavaletes forçaram o portão da reitoria e invadiram o prédio. Em seguida, gritavam convidando outros para ser juntar em um acampamento montado no saguão central do prédio.

Na rua em frente ao prédio da reitoria os estudantes montaram barricadas com pedras e pedaços de madeira para impedir a aproximação de veículos.

VOTAÇÃO
Por 559 votos favoráveis, a assembleia dos estudantes da USP decidiu que os alunos devem desocupar um dos prédios da FFLCH (Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas). Foram 458 votos contrários à saída.

A reunião, que terminou por volta das 23h, lotou o vão do prédio do curso de história, na Cidade Universitária, zona oeste de São Paulo. Os alunos --que debateram por volta de cinco horas-- também decidiram criar um calendário com os novos rumos do movimento. Um novo ato foi marcado para o próximo dia 8.

Os contrários à desocupação alegavam que a saída dos estudantes enfraqueceria o movimento. Já os favoráveis diziam que a ocupação dividia a opinião dos alunos e não poderia ser encarada como moeda de troca com a reitoria.
Assembleia de estudantes no prédio dos cursos de história e geografia da USP
A assembleia começou logo após o término da reunião dos estudantes do curso de história, que defenderam uma Guarda Universitária gerida pelas entidades representativas da USP --DCE, Sintusp e Adusp-- e não pela reitoria.

Foi decidido ainda o repúdio à Polícia Militar e a proposta de que o debate sobre a segurança no campus seja levado a todas as unidades da universidade.

A polêmica envolvendo estudantes e Polícia Militar começou na última quinta-feira, quando três estudantes de geografia foram flagrados com maconha no estacionamento da faculdade. A abordagem desencadeou um confronto entre policiais e alunos, quando estes reagiram contra a prisão dos colegas.

Desde então, alunos ocupavam um prédio administrativo da FFLCH. Os estudantes afirmam que a polícia tem realizado abordagens truculentas e perseguição, até dentro dos prédios.

FONTE: Folha.com
Enviado por: Renato - UFRRJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário