quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Vandalismo e furto em laboratório da Universidade Federal de Pernambuco

Ladrões invadiram o local, defecaram no espaço e roubaram notebook. Ação expõe fragilidade da segurança no câmpus

Do JC Online - 

Publicado em 17/12/2012

O Laboratório de Ecotoxicologia do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária, foi alvo de ladrões no fim de semana. Além de defecarem no espaço e cortarem fios de vários equipamentos, prejudicando o andamento de pesquisas, os bandidos levaram um notebook e partes de uma sonda importada que mede a qualidade da água e que ainda nem tinha sido usada. No Laboratório de Engenharia Biomédica, prédio vizinho e distante poucos metros, os criminosos tentaram quebrar a porta de vidro, mas não conseguiram. As ações expõem a fragilidade da segurança no câmpus e reforçam as queixas de alunos, professores e funcionários da necessidade de mais investimentos na área. Por dia, circulam pela universidade cerca de 40 mil pessoas.

Na manhã desta segunda (17), policiais e peritos da Polícia Federal estiveram no laboratório furtado. Coletaram impressões digitais e outros vestígios que poderão ajudar nas investigações. Os ladrões entraram por uma janela. “Uma aluna esteve no laboratório no sábado. Saiu por volta das 14h. Depois disso ninguém mais entrou. Os peritos acham que, analisando as impressões digitais, a ação ocorreu nas últimas 24 horas, ou seja, entre o domingo à tarde e a segunda”, ressaltou o professor Paulo Carvalho, coordenador do laboratório. No local são desenvolvidas pesquisas sobre os efeitos dos poluentes em organismos aquáticos.

Câmeras são usadas dentro do laboratório, mas direcionadas para monitorar o comportamento dos organismos pesquisados, por isso estavam desligadas. “Cortaram vários fios, defecaram, bagunçaram materiais, comeram e deixaram sujeira. A sonda que levaram custa cerca de R$ 10 mil e ainda estava na caixa. Ainda bem que não mexeram no freezer onde guardamos amostras de peixes e organismos”, afirmou Paulo Carvalho. Ele acredita que precisará de uns 15 dias para reorganizar o espaço e retomar as pesquisas.

No Laboratório de Engenharia Biomédica, vinculado ao Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), os bandidos tentaram quebrar uma porta de vidro usando um jarro. Deixaram cacos espalhados no chão. Também uma faca de mesa que devem ter usado para forçar a abertura da porta. O prédio foi inaugurado há cerca de um ano e meio. Tem alarmes, mas que nunca foram ligados, conforme professores do laboratório.

Aluna do doutorado em biotecnologia em saúde, Ana Carolina Matos reclamou da insegurança no câmpus. “No início do semestre estávamos eu e mais duas colegas saindo do laboratório quando percebemos um homem escondido atrás dos carros. Voltamos para o laboratório e acionamos por telefone os vigilantes da universidade. Esperamos mais de meia hora e nada. Fomos embora correndo, com medo que o homem nos abordasse”, relatou Ana. “Outra vez, dois meses atrás, uma colega ligou para a segurança porque havia um bêbado deitado na entrada do prédio. Novamente, ninguém da vigilância veio”, afirmou Ana, ressaltando que tem medo de circular no câmpus depois das 18h.
Enviado por: Marcos Wanderley - UFPE

2 comentários:


  1. VAMOS PERGUNTAR AO PROFESSOR ANDRE O QUE ELE ACHA DE TUDO ISSO, QUAL A SOLUÇÃO!

    ResponderExcluir
  2. Chega de tapar o sol com a peneira (TERCEIRIZAÇÃO).... CONCURSO PÚBLICO JÁ...

    ResponderExcluir