sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Servidores da Segurança da UFPel conquistam adicional de periculosidade

Vinte e cinco servidores da Universidade Federal de Pelotas, integrantes do quadro de Segurança, passarão a receber adicional de periculosidade. Portaria nesse sentido foi assinada na manhã desta sexta-feira(22), pela vice-reitora Denise Gigante, no exercício da Reitoria, e pelo pró-reitor de Gestão de Pessoas, Sérgio Wotter, em ato que contou com a presença de um grupo de vigilantes da UFPel e foi prestigiado pelo reitor Mauro Del Pino (em período de férias) e pela pró-reitora de Assistência Estudantil, Ediane Acunha.
A medida tem o amparo da Norma Regulamentadora 16, expressa na Portaria 1.885 do Ministério do Trabalho e Emprego, publicada em dezembro de 2013. O direito ao recebimento do adicional de periculosidade é uma demanda antiga dos servidores, pois o pagamento já era normatizado há muitos anos na iniciativa privada pela Consolidação das Leis do Trabalho, mas sem regulamentação no serviço público.
Falando sobre a regulamentação do benefício na UFPel, o pró-reitor de Gestão de Pessoas relatou as tratativas mantidas em Brasília e consulta feita à UFRGS (que também instituiu o benefício), para ampliar o entendimento sobre o processo.
De sua parte, o reitor Mauro Del Pino descreveu sua satisfação ao ver atendida uma reivindicação da classe dos vigilantes, “não apenas porque representa a implementação de um direito, mas também o atendimento de um antigo pleito”.
vigilantes 010
“Substituir o reitor nem sempre é uma coisa boa, mas esse é um momento gratificante”, disse a vice-reitora Denise Gigante, ao assinar a medida administrativa.


vigilantes 012Falando em nome da categoria, o servidor Paulo Ricardo Prestes, diretor do GT Segurança e membro da direção da Asufpel, disse que a reivindicação ora atendida é uma luta que se estende desde o ano de 1980 e lembrou que nem todas as universidades já estão pagando o adicional de periculosidade. Ele solicitou apoio da Reitoria para viagem a Natal-RN, onde será realizado seminário da área de Segurança. A categoria luta pela reversão da decisão do governo de extinguir o cargo de guarda universitário federal e prega a abertura de concurso público para vigilante.
Atendendo a solicitação feita pelo reitor Mauro Del Pino, o grupo prometeu apoio nas atividades programadas para a Calourada, no próximo dia 29, no campus Porto.
Antonio Augusto Azambuja
Universidade Federal de Pelotas
Coordenador ASUFPel Sindicato
Graduação em Gestão Pública

Pós Graduado em Educação Ambiental

2 comentários: