domingo, 26 de junho de 2016

Na Unicamp professor tem aula interrompida e reclama de insegurança

Um grupo de alunos de outros cursos decidiram invadir a sala e interromper a aula de probabilidade do professor Serguei Popov, no Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp. Até mesmo a lousa foi apagada. O ato se tornou público por meio de um vídeo gravado por outro professor, que acabou sendo compartilhado nas redes sociais.

Nas imagens é possível observar três alunos integrantes do movimento Ocupa Unicamp em frente à lousa. Apesar do batuque alto, o professor tenta continuar a aula. Mas o esforço é em vão.

Um dos alunos, que faz licenciatura na própria universidade, tenta apagar uma equação que o professor tinha acabado de escrever.

Na primeira vez, Popov consegue evitar, mas o aluno insiste e o professor não oferece resistência. Em seguida, o vídeo é interrompido, mas o professor conta que a ação não acabou ali.Nas redes sociais, há quem peça a expulsão do aluno da universidade. O ato será avaliado pela Unicamp de acordo com as normas institucionais.

“Eles invadiram a aula, forçaram a porta. Tentei fechar, mas entraram à força. Eles começaram a dizer que queriam dialogar, mas nunca vi um diálogo que começa com uma invasão. Eu não estou fazendo greve e tenho direito a dar aula, sou professor para isso. No começo eram três, depois chegaram outros com um bumbo. Continuei porque não vou me intimidar. Sou russo, sou resistente”, conta o professor.

Rotina

Há 18 anos no Brasil, Popov acredita que o problema maior é saber que a cena não foi um ato isolado e que vem acontecendo de forma rotineira em uma das melhores universidades do país. Assim como outros professores, ele se sente só e sem qualquer segurança. Em pouco mais de um mês de ocupação na universidade, ele disse ter visto coisas piores e já registrou dois boletins de ocorrência.

“Essa é a realidade com qual a gente convive diariamente aqui no Instituto de Matemática já faz mais de um mês. Aconteceram coisas até piores, eu mesmo já tive que fazer dois boletins de ocorrência e sei de tantos outros. Há outros colegas que já passaram por experiências bem mais desagradáveis", relata o professor.

Apoio

Depois da divulgação do vídeo, Popov diz ter recebido muitas manifestações de apoio e diz ter esperança de que a situação melhores. Questionada a respeito da segurança dos professores, a Associação de Docentes da Unicamp (ADunicamp) emitiu uma nota em que "manifesta-se contrária a qualquer ato de constrangimento a colegas ou a membros de outros segmentos relutantes ao movimento efetuado por pessoas que não pertençam à sua própria categoria".

Ainda de acordo com a nota, a associação lembra que apoiou a greve, mas que não se manifestou em relação à realização de atividades de convencimento de colegas que não aderiram de imediato à paralisação.

Já a Unicamp emitiu uma nota em que diz apenas ter tomado “ciência do vídeo que registra um estudante impedindo um professor de ministrar aula no campus de Campinas, e irá tomar providências com base em suas normas institucionais de condutas disciplinares”.

Assista ao vídeo e leia a matéria completa, AQUI!

Fonte: http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2016/06/professor-tem-aula-interrompida-na-unicamp-e-reclama-de-inseguranca.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário