segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Vigias são feitos reféns e banco na Unesp em Jaboticabal, SP, é assaltado.

Quatro homens armados fizeram 11 seguranças reféns durante assalto a uma agência bancária dentro do campus da Unesp em Jaboticabal (SP) na noite deste sábado (10/12/16). Segundo a Polícia Civil, o grupo fugiu em dois veículos levando o cofre do banco.


Em nota, o Banco Santander confirmou o roubo e informou apenas que está colaborando com as investigações policiais.

Também em nota, a Unesp informou que possui um programa de segurança geral que envolve a aquisição e manutenção de equipamentos de monitoramento, com câmeras e acompanhamento das mesmas.

Esse é o segundo assalto à mesma agência em quatro meses. Em 5 de agosto, três homens armados fugiram com dinheiro em um carro roubado depois de renderem funcionários e clientes. Nenhum suspeito foi preso e o dinheiro não foi recuperado.

Na ação deste final de semana, os assaltantes renderam os vigilantes durante a troca de turno, por volta de 23h, segundo informou a Polícia Civil. Dois vigias foram rendidos na central de monitoramento do campus e os demais próximos à agência.

Ainda de acordo com a polícia, os suspeitos estavam armados com revólveres, amarraram os seguranças e os colocaram deitados no chão, um ao lado do outro. Em seguida, a quadrilha quebrou o vidro e as grades do prédio.

O grupo prendeu um cabo de aço ao cofre e o arrastou para fora da agência com ajuda de uma picape de um dos seguranças. Em seguida, os suspeitos fugiram nesse veículo e em outro, modelo SUV, que pertence a outro vigilante.

Segundo a polícia, três vigias foram levados pelo grupo e abandonados minutos depois próximo ao campus. Nenhum deles ficou ferido na ação. A quadrilha fugiu levando o cofre, além de celulares, documentos e dinheiro das vítimas.

O veículo modelo SUV foi localizado durante a madrugada de domingo (11) em Sertãozinho (SP), mas a polícia ainda não tem pista dos suspeitos. As imagens das câmeras de segurança do banco serão usadas na investigação, para tentar identificar o grupo.

Segurança interna
Em nota, a assessoria da Unesp informou que possui 34 unidades em 24 cidades paulistas e, em cada uma delas, são desenvolvidas ações específicas de segurança de patrimônio, estudantes, servidores docentes e técnicos-administrativos.

"Existe um programa de segurança geral que envolve a aquisição e manutenção de equipamentos de monitoramento, como câmeras de filmagem e acompanhamento das mesmas", diz o comunicado.

Ainda segundo a Universidade, a Polícia Militar tem total acesso ao campus, a partir do princípio de que a corporação leva segurança para a comunidade acadêmica.

"O modelo está sob constante avaliação e, quando há ocorrências que perturbam a normalidade, a orientação geral é que seja lavrado boletim de ocorrência junto à polícia, sendo, quando considerado necessário pela direção de cada Unidade Administrativa, instaurada uma Comissão Preliminar de Averiguação de fatos e de possíveis envolvidos, ou uma Sindicância, que pode acarretar, após o exercício do contraditório, em sanções que vão desde advertência ao desligamento daqueles considerados culpados de alguma ação."

Fonte: http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2016/12/quadrilha-faz-11-vigias-refens-e-assalta-banco-na-unesp-em-jaboticabal-sp.html
Enviado por: Ferreira - UNESP

Nenhum comentário:

Postar um comentário