terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Alerta na UnB

A Universidade de Brasília (UnB) é um dos pontos preferidos pelos criminosospara furtos de carros e de objetos “esquecidos” dentro deles.
.
No último dia 14, três automóveis foram arrombados próximo ao complexo da Faculdade de Educação.Nessa época do ano, com a proximidade das festividades de Natal e ano-novo, a Polícia Civil ressalta que é comum o aumento de crimes em estacionamentos. O chefe da Delegacia de Repressão a Furtos (DRF), delegado Ailton Carlos da Silva, faz um alerta: “É preciso ficar atento, procurar estacionar em locais iluminados e não deixar objetos de valor dentro dos carros porque isso é chamariz parabandido.”
.
Ciente dos riscos, o aluno de engenharia civil Bernardo Cascão Pires de Albuquerque, 19 anos, evita deixar o carro muito longe do prédio onde estuda, mas avalia que o perigo maior é a noite. “Acho que durante o dia não tem tanto problema, mas de qualquer forma sempre tento parar por perto. Já rodei uns 20minutos até achar vaga e geralmente não deixo meus pertences à vista para não chamar atenção de bandido”, garante.
.
Pelos estacionamentos da universidade,diversas placas estão espalhadas e chamam a atenção dos estudantes para evitar ocorrências de furto na área. São mensagens do tipo: “Não deixe bens à vista nointerior do carro”, “verifique se seu carro está travado” e “verifique se o seu carro está com todos os vidros fechados”.
.
Proteção
O delegado-adjunto da Delegacia de Repressão a Furtos de Veículos (DRFV), DanielGomes, confirma que a UnB é um dos alvos dos ladrões. “Uma vez nós fizemos uma interceptação telefônica e o criminoso dizia assim para o outro: ‘Rapaz, isso aqui é uma maravilha. Nunca vi tanto carro novo junto’”, contou. Para Gomes, como a área é extensa, fica difícil manter uma vigilância em tempo integral. “De um modo geral, o tombamento de Brasília que não permite a construção de garagens subterrâneas nos prédios facilita o furto de carros’”, avaliou.
Enquanto isso, os donos de carros tentam se proteger como podem, com instalação de travaselétricas e alarme, itens que hoje em dia nem sempre impedem a ação dosbandidos.

(MP):
.
Cartilha de Segurança:
.
Segurança (UFSJ):
.
Câmera intensifica segurança na Universidade Federal de Juiz de Fora:
.
A reitora da Ufal, Ana Dayse Dorea, recebeu a imprensa, na tarde destaquarta-feira, 4, para falar sobre segurança no Campus. A entrevista foi motivadapela tentativa de assalto ocorrida na última sexta-feira, 30 de outubro, quandohomens armados e disfarçados com jalecos de médico entraram no HospitalUniversitário e roubaram 140 mil reais de uma agência bancária.
.
Segurança absorve verba de universidades:
.
UFRN está investindo R$ 1 milhão em medidas de segurança:

Nenhum comentário:

Postar um comentário