terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Falta segurança nos campi da UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

CORREIO DE UBERLÂNDIA
29/12/09
De janeiro a outubro deste ano foram 246 ocorrências, 19 veículos furtados dentro da Univ. Fed. de Uberlândia.
.
A direção da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) estuda liberar o acesso da Polícia Militar aos campi como forma de melhorar a segurança na instituição. Atualmente, a ronda é feita por 222 seguranças da universidade entre servidores próprios e terceirizados. “O problema é que o nosso pessoal não tem autonomia para abordar eventuais suspeitos, o que dificulta o trabalho”, afirmou o reitor Alfredo Júlio Filho.
.
Os furtos e arrombamentos de veículos, objetos pessoais e bens patrimoniais são os problemas mais comuns. Segundo levantamento realizado pelo departamento de segurança da UFU, de janeiro a outubro deste ano foram registradas 246 ocorrências. Deste total, 91 são referentes a furtos, sendo 19 envolvendo veículos. O restante reúne desde acidentes de trânsito, brigas e vandalismo. No ano passado foram registrados 62 furtos nas dependências da universidade. Um aumento de 46,7%. “Fomos avisados pela PM que os ladrões roubam carros e deixam nos estacionamentos da UFU até que cessem o período de rastreamento dos seguros”, afirmou.
.
Para Alfredo Júlio, este tipo de ocorrência, assim como o aumento no número de furtos, pode estar relacionado à falta de policiamento no interior dos campi. “A Polícia Militar só vem aqui quando é acionada, devido a uma Lei criada há 30 anos com a Ditadura Militar”.
.
PM só pode atuar com autorização
Pela legislação federal, a Polícia Militar só pode atuar preventivamente nos campi após autorização formal da instituição por meio de convênio firmado pela direção da UFU e aprovado pelo Conselho Universitário. Segundo o reitor, o assunto deverá ser tratado nas primeiras reuniões do Conselho Universitário em 2010.
.
Resistência
Em outubro, a falta de segurança nos campi da Universidade Federal de Uberlândia foi tema de uma reunião entre as polícias Federal, Militar e Civil, Ministério Público e membros da UFU. Uma das sugestões foi a liberação do patrulhamento preventivo pela Polícia Militar. O tenente coronel Hércules dos Reis Silva, presente na reunião, disse que a Polícia Militar aguarda deliberação do Conselho da UFU para passar a atuar sistematicamente na parte interna dos campi.A medida encontra resistência entre os estudantes. Para o diretor executivo do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFU, João Cláudio Amâncio, a presença da polícia representaria repressão ao corpo dicente. “O que nós queremos é uma segurança bem preparada, mas da própria universidade”, disse.
.
Saiba mais: Furtos na UFU
.
Janeiro a outubro de 2009
Veículos furtados: 19
Furtos em veículos: 4
Furtos de bens pessoais: 32
Furtos de bens patrimoniais: 7
Janeiro a outubro de 2008
Veículos furtados: 17
Furtos em veículos: 4
Furtos de bens pessoais: 20
Furtos de bens patrimoniais: 18

Nenhum comentário:

Postar um comentário