sábado, 17 de abril de 2010

Sistema de segurança da UFJF prevê cobertura de 100% de todas as unidades até final do ano

Publicada em: 16 de abril de 2010


Reitor e vice visitam as instalações da central de videomonitoramento
”Esta inauguração é um marco inicial da comemoração dos 50 anos da UFJF”, definiu o reitor Henrique Duque na noite de quinta-feira, dia 15, quando colocou em funcionamento o novo sistema de videomonitoramento e iluminação do campus. Segundo ele, o sistema de segurança inaugurado, cujos recursos estimados em R$ 1,3 milhão são de fundos próprios e de ementas parlamentares, corresponde a um terço do que a UFJF pretende implantar nesta área até o final deste ano. O objetivo é dar mais tranquilidade para toda a comunidade acadêmica, principalmente, a dos cursos noturnos, e para aqueles que frequentam o campus.

O projeto, que prevê a cobertura total da Universidade, inclusive de suas unidades externas, deverá ser totalmente concluído em dezembro, quando a UFJF comemora seu cinquentenário. A primeira etapa já finalizada conta com 212 câmeras, que possibilitam a cobertura de 100% da área do anel viário e 40% das unidades, uma Central de Videomonitoramento e ampliação da iluminação com a instalação de 38 postes no anel viário, novas luminárias no estacionamento da Reitoria e no Centro de Convivência.

Segundo o superintendente da Segurança da UFJF, José Carlos Tostes, “o sistema dará o suporte operacional para os profissionais que aqui atuam”. Na Central, uma equipe selecionada e treinada para o monitoramento das imagens irá trabalhar em turnos de seis horas, tendo a disposição doze monitores de LCD. Seis deles têm 42 polegadas cada e podem ser repartidos em até 36 quadros, garantindo a visualização de todas as câmeras ao mesmo tempo. As imagens são coloridas, possuem alta resolução e, no caso de duas câmeras speed dome (que giram 360º), podem ser aproximadas em até 600m e direcionadas com a ajuda de um joystick localizado na Central. “Todas as imagens serão armazenadas, e a possibilidade delas saírem da Central é inexistente”, declarou o superintendente.

Placa celebrativa do novo sistema de segurança é descerrada; 212 câmeras estão em funcionamento

Outros investimentos
De acordo com Tostes, a administração tem investido na área de segurança com o que há de mais moderno. Além do novo sistema, o setor conta com quatro motos, duas viaturas, 120 rádios transmissores e 42 novos coletes balísticos. Uma estação repetidora, que tem como objetivo permitir a comunicação entre a Central de Videomonitoramento no campus e as unidades externas, também está em fase de implantação. Segundo Tostes, a intenção é de que ela comece a operar em cerca de 120 dias.

Iluminação mesmo sem energia na cidade
O reitor também anunciou que o projeto de iluminação da Universidade vai além. Até o final de 2010, todas as plataformas do campus terão estações geradoras de energia. “Nós teremos luz, mesmo sem energia no local”, afirmou. Segundo o pró-reitor de Infraestrutura Márcio Resende de Oliveira, dez unidades de geração de energia de emergência estão sendo adquiridas. “Estamos abrindo o edital de licitação para compra dos geradores”. Eles cobrirão todo o campus, no caso da falta da concessionária. Os equipamentos são orçados R$ 1,5 milhão.

Um comentário:

  1. Muito bom o investimento da UFJF, pela primeira vez, que eu tenho conhecimento, que um reitor faz uma realização destas no tocante a segurança do campus, espero que o setor de segurança tenha contribuido com isso, embora eu tenha visto apenas um vigilante na foto de inauguração.

    ResponderExcluir