segunda-feira, 14 de junho de 2010

Deputado Federal Marco Maia debate o direito dos Seguranças em Porto Alegre

Seguranças da rede pública, da região Sul do Rio Grande do Sul e de outros Estados (Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Santa Catarina), durante toda esta sexta-feira, 11, realizam debate focado na valorização da classe.
Fonte: Lucas Mello
Por: Amanda Miguel
.
Deputado Federal Marco Maia junto de representantes da ASSUFRGS

O Deputado Marco Maia esteve presente no "1º Encontro dos Grupos de Trabalho e dos Seguranças das IFES (Instituição Federal de Ensino Superior) e IFETS (Institutos federais de educação, ciência e tecnologia) da região Sul", para discorrer sobre o andamento de matérias que atuam na defesa da Classe no Congresso Nacional. "Tenho uma relação muito próxima desta Classe, meu pai também era um vigilante e sei das necessidades que estes profissionais enfrentam", disse Marco Maia.
.
Participam da atividade, promovida pela ASSUFRGS (Associação dos Servidores da UFRGS e UFCSPA), seguranças que atuam em instituições federais (universidades e escolas técnicas). A intenção dos presentes é coletar subsídios, de forma a garantir seus direitos e apresentá-los no próximo mês de julho, durante o XIX seminário nacional de segurança das IFES e IFETS, em Pernambuco. O Senador Paulo Paim também esteve no ato; ele é autor do PLSS 173/08, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, para acrescentar o adicional de risco de vida.
.
Tramitam no Congresso outros projetos, entre eles: o PLS 179/08 (cria o adicional por atividade de risco para os vigilantes de instituições federais de ensino superior e de pesquisa científica e tecnológica) e o PLS 287/08 (altera o Estatuto do Desarmamento, para estender o direito a porte de arma de fogo aos agentes de vigilância do Poder Executivo Federal), ambos do Senado e na Câmara o PL 4863/09 (autoriza o Poder Executivo a instituir o adicional por atividade de risco para os vigilantes de Instituições Federais de Ensino Superior e técnico). A realização de debates fomenta o tema e coloca em diálogo esta matéria. Rogério Barbosa, vice-coordenador do GT da segurança da ASSUFRGS (Associação dos Servidores da UFRGS), disse que cerca de 30 mil pessoas circulam nos três campi da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). "Prestamos um trabalho de segurança orgânica para a universidade e zelamos tanto pelo patrimônio da estrutura da universidade como da vida de nossos alunos e funcionários", argumentou.
.
O segurança, que atua na área há 21 anos, Everton Alves, disse que a Classe necessita destes benefícios, "trabalho na UFRGS, sou junto, de uma equipe, o guardião destas estruturas, dos alunos, funcionários e visitantes, sofremos periculosidade neste posto, e precisamos ser reconhecidos, pois realizamos a segurança pública dentro da universidade", disse.
Ainda sobre a educação, o deputado federal Marco Maia, frisou que ela é um conjunto de ações que resultam na troca de informações e o aprendizado. "O nosso Presidente Lula criou 13 novas universidades federais. O governo está recuperando, gradativamente, o ensino superior. No ensino técnico, até o final de 2010, serão 214 nos escolas técnicas concluídas", frisou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário