quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Criação da Polícia Universitária é bem aceita por estudantes, afirma Andreia Zito


Autora da Proposta de Emenda Constitucional 38/2011, que cria a Polícia Universitária Federal, a deputada Andreia Zito (PSDB-RJ) defende que seu projeto evitaria reações como as ocorridas na USP (Universidade de São Paulo), nos últimos dias. Em entrevista à Rádio Câmara, ela ressaltou que a falta de segurança nos campi das universidades pode ser resolvida com o patrulhamento de uma polícia específica para a instituição. Segundo ela, sua proposta tem sido bem recebida por instituições de ensino e também por alunos. “Recebi vários convites para debater a proposta nas universidades”, informou.

Autora da Proposta de Emenda Constitucional 38/2011, que cria a Polícia Universitária Federal, a deputada Andreia Zito (PSDB-RJ) defende que seu projeto evitaria reações como as ocorridas na USP (Universidade de São Paulo), nos últimos dias. Em entrevista à Rádio Câmara, ela ressaltou que a falta de segurança nos campi das universidades pode ser resolvida com o patrulhamento de uma polícia específica para a instituição. “Isso é algo que a Polícia Militar não pode fazer porque ela não está ali diariamente e não conhece a realidade do campus”, disse.

A parlamentar explica que o objetivo da Polícia Universitária seria cuidar do patrimônio, além de garantir mais segurança aos estudantes, professores e funcionários das universidades. Segundo ela, sua proposta tem sido bem recebida por instituições de ensino e também por alunos. “Recebi vários convites para debater a proposta nas universidades”, informou. A criação da Polícia Universitária tem como objetivo maior permitir que servidores concursados e integrantes dos quadros de pessoal das instituições de ensino – portanto, conhecedores da cultura acadêmica – possam, através de ações planejadas e permanentes, assegurar o livre trânsito de alunos, funcionários e visitantes a estes verdadeiros bairros que são os campi universitários.

Casos frequentes de violência e falta de segurança nos campus universitários por todo o País levaram a deputada Andreia Zito a apresentar na Câmara Federal a PEC 38/2011, que cria a Polícia Universitária Federal, órgão permanente, organizado e mantido pela União, destinado ao patrulhamento ostensivo dos campi das universidades federais e demais instituições federais de ensino. A medida, que já funciona com eficiência em vários países, ainda será amplamente debatida no Congresso Nacional e no meio universitário, antes de sua votação.

Enviado por: Sílvio Salustiano dos Santos - IFPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário