terça-feira, 11 de setembro de 2012

Após suspeita de estupro, Ufes suspende festas nos campi

Festa foi registrada como 'Evento cultural de confraternização', diz Ufes.
Ufes informou que abriu sindicância a fim de ouvir os organizadores.
10/09/2012 
Fonte: G1

Após suspeita de estupro ocorrido durante rave na madrugada do último sábado (8), a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) suspendeu a realização de festas nos campi até que o Conselho Universitário (Consuni) aprove a nova regulamentação. Atualmente, esta proposta está sendo avaliada pelos representantes do segmento estudantil no Consuni, que pediram vistas ao processo.

Durante a apuração sobre a rave a Ufes divulgou que foi identificado um pedido de autorização para realização de um evento denominado "Evento cultural de confraternização de estudantes da Ufes", coordenado pelo Centro Acadêmico de Matemática. O pedido foi autorizado pela Universidade. A administração da Ufes ainda informou que já abriu uma sindicância a fim de ouvir os organizadores da festa e apurar as responsabilidades sobre o ocorrido.

De acordo com a Administração da Ufes, após autorizar o evento, estimado para 250 pessoas, vigilantes da unidade de ensino foram deslocados para realizar monitoramento. Com a constatação do público muito superior ao autorizado, foi solicitado reforço da equipe. Conforme relatório apresentado pelo Departamento de Segurança da Prefeitura Universitária, ao avistar um homem armado, um vigilante o abordou e imobilizou, acionando imediatamente o Ciodes.

A estudante prestou depoimento no departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Vitória, no sábado (8). O inquérito será enviado para a Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam), da capital, nesta terça-feira (11). "Esse inquérito será averiguado e vamos enviar um policial até a universidade para verificar se o local onde ocorreu o crime é monitorado por câmeras. Em caso afirmativo, vamos pedir essas imagens à Ufes e analisar", explicou a titular da Deam, Arminda Rosa Rodrigues. A Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) informou que o suspeito continua detido no Centro de Triagem de Viana, na Grande Vitória.

Em relação às imagens, o Departamento de Segurança da Ufes solicitou a separação das imagens capturadas por duas câmeras que ficam posicionadas próximo à área, mas ainda há informação se elas capturaram imagens da festa ou não.

Mãe de vítima perdoa suspeito

A mãe da estudante afirma ter sido estuprada disse em entrevista ao G1 por telefone que perdoa o suspeito de violentar a filha. ''Apesar de tudo que minha filha passou, agradeço a Deus por ele não ter a maltratado mais, espancado ou coisa pior. Sei que a intenção dele não era matá-la pois a arma estava descarregada. Sinto pena da mãe dele, por isso o perdoo'', afirma.

O suspeito tem 18 anos e é um técnico de montagem. Ele foi flagrado por um vigilante da universidade, conduzido para a delegacia e autuado em flagrante pelo crime de estupro e de porte ilegal de arma de fogo. Com ele foi encontrado com um revólver calibre 32 sem munição.

Entenda o caso

A jovem de 19 anos foi vítima de estupro na madrugada de sábado (8). Ela contou que foi rendida por um homem armado enquanto procurava um banheiro. Um vigilante da Ufes, que não quis se identificar, viu o suspeito e o abordou. "O rapaz conduzia a moça, apontando a arma para a costela dela. Quando os vi, pedi que ele deitasse no chão, e o imobilizamos para averiguação", relatou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário