terça-feira, 2 de outubro de 2012

Universidade vai usar quase mil câmeras para melhorar segurança

Os equipamentos devem ser instalados a partir de janeiro. A expectativa da Ufes é gastar cerca de R$ 360 mil por mês

A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) vai reforçar a segurança nos quatro campi da instituição com a instalação de 996 câmeras de videomonitoramento. O reforço inclui ampliação da iluminação, construção de 11 guaritas e instalação de alarmes em 58 entradas de prédios e laboratórios. 

A contratação da empresa que fornecerá as câmeras deve ocorrer até o final do ano, e os equipamentos devem ser instalados a partir de janeiro de 2013. A expectativa da Ufes é gastar cerca de R$ 360 mil por mês pelo serviço. As outras intervenções já foram contratadas e, segundo a Ufes, serão implementadas até o final do ano. 

Entre as câmeras, 70 possuem a tecnologia Speed Dome, que permite um alcance de até um quilômetro e movimentação em 360°. Outras 74 serão instaladas em pontos fixos e não contarão com o recurso de aproximação de imagens. 

A maior parte dos equipamentos (852) será de microcâmeras, que serão instaladas nas entradas de prédios e laboratórios. 

Além dos dois campi de Vitória, as câmeras também serão instaladas em Alegre e São Mateus. As imagens captadas em todos os campi serão monitoradas pela central instalada no campus de Goiabeiras. 

A instalação de novos pontos de iluminação já está sendo executada e deve ser concluída dentro de dez dias nos campi de Goiabeiras e Maruípe. Já as 11 guaritas contarão com giroflex e ficarão em áreas estratégicas nesses dois campi.

"Esperamos cobrir a maior área possível dos campi para reduzir roubos de equipamentos, assaltos a pessoas e arrombamentos de carros. Em Goiabeiras, a expectativa é ter toda a área coberta pelo videomonitoramento", afirma o prefeito universitário, Luiz Heleno Ferracioli.

Continuam proibidas as festas no campus de Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória. A instituição proibiu a realização de festas até que Conselho Universitário aprove uma nova regulamentação para a atividade. Uma das mudanças previstas é a criação de um espaço único para a realização dos eventos. A proposta está sendo avaliada pelo conselho, mas a Ufes informar que não existe um prazo para o parecer final. 

A decisão surgiu após uma jovem de 19 anos ter sido vítima de estupro durante uma festa que ocorria dentro do campus, no dia 8 de setembro. A festa "ElectroUfes" foi organizada pelos estudantes do Centro Acadêmico de Matemática e tinha autorização da universidade. 

A jovem contou à polícia que foi rendida por um rapaz armado quando retornava do banheiro, um local distante de onde acontecia a festa.

Fonte: Gazeta Online
Enviado por: Mozarte - UFRGS

Nenhum comentário:

Postar um comentário