sábado, 8 de junho de 2013

Segurança nos campi da Universidade Federal de Uberlândia é tema de seminário

Discutir as medidas que podem evitar a violência nos campi da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) é o principal objetivo do seminário que acontece hoje no campus Santa Mônica. O evento é aberto ao público e contará com a presença de especialistas de outros estados.
Objetivo do seminário é tratar da prevenção á violência nos campi das universidades
Segundo o diretor de logística da prefeitura universitária da UFU, Wesley Marques, as ocorrências registradas pela Divisão de Vigilância da universidade têm aumentado e é preciso trabalhar na prevenção de crimes mais graves, como estupros e assassinatos, que já aconteceram em outras instituições públicas do país. “Nós não registramos esses tipos de ocorrências na UFU, mas precisamos conscientizar a comunidade acadêmica de que é necessário estar mais atenta”, disse.

Ainda de acordo com Marques, é comum que estudantes e funcionários da UFU esqueçam carros e portas de salas e laboratórios abertos, o que facilita a ação de criminosos. De janeiro a maio deste ano, por exemplo, sete carros foram furtados nos campi da UFU em Uberlândia.

Além do seminário desta noite, outras iniciativas para melhorar a segurança nos campi estão em andamento. A UFU elaborou e distribuiu uma cartilha com orientações para a comunidade acadêmica e está trabalhando em um projeto de ampliação do sistema de videomonitoramento.
Mais de 250 vigilantes fazem a segurança dos campi da UFU em Uberlândia, Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas. Para coibir assaltos no entorno dos campi, a instituição ainda conta com o auxílio da Polícia Militar (PM).

Concurso público é uma das saídas

Dentre os convidados que vão participar do seminário “Segurança nos Campi da UFU”, que acontece hoje no campus Santa Mônica, está o membro do Grupo de Trabalho Segurança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Mozarte Simões da Costa Júnior.

Costa afirmou que um dos principais meios para combater a violência é o uso de pessoal concursado. Na UFU, dos 250 vigilantes, 50 são concursados e os demais terceirizados.

Serviço

Seminário “Segurança nos campi da UFU acontece dia 07/06/2013, das 19h às 22h30, no anfiteatro E (subsolo) do bloco 5 O, campus Santa Mônica.
Fonte: Jornal Correio de Uberlândia
Por: Layla Tavares Repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário