segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Segurança na Ufes: festas monitoradas

Mudança faz parte das propostas de candidatos à Reitoria

As festas realizadas na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) devem passar por mudanças para diminuir os casos de violência no campus de Goiabeiras, em Vitória. Essa é uma das propostas dos candidatos à Reitoria. 

O primeiro debate dos concorrentes ao cargo de reitor acontece hoje, das 9h às 13h, no auditório do Centro de Ciências da Saúde, em Maruípe, Vitória. Amanhã (19), os candidatos se enfrentarão novamente no Teatro Universitário, em Goiabeiras, das 18h às 22h. Outros três debates devem acontecer até o primeiro turno das eleições, no dia 15 de setembro. 

As propostas incluem a criação de um espaço específico para os eventos, cuja realização seria controlada pela universidade. Também existe a intenção de limitar o acesso do público externo a essas festas. Outra medida seria a instalação de câmeras no local.

"A intenção é definir um espaço para a realização dessas festas e intensificar a vigilância", defende a candidata Sonia Maria Dalcomuni. Já Reinaldo Centoducatte defende a revisão das regras de circulação de pessoas na Ufes. 

Para diminuir a sensação de insegurança os candidatos apresentaram à equipe de A Gazeta alternativas que incluem também a iluminação de vários pontos, instalação de mais câmeras, além da criação de uma central de videomonitoramento.

Outra proposta prevê a captação de recursos e até a realização de concurso público para ampliar o número de vigilantes nos quatro campi da universidade (Goiabeiras, Maruípe, Alegre e São Mateus). A criação da Polícia Universitária é outro item proposto por alguns candidatos. 

Várias situações de violência ocorreram no campus de Goiabeiras, em Vitória, nos últimos meses. Em junho, duas amigas foram atropeladas após uma festa. Depois disso, uma aluna teria diso sequestrada. Neste mês, dois vigilantes foram assaltados e um arrastão foi realizado por adolescentes.


Conheça as propostas dos candidatos

1- Sonia Dalcomuni
Chapa número 50
Concurso público para aumento do efetivo de guardas, treinamento desses profissionais e criação de uma central de videomonitoramento. Melhoria da iluminação e do vídeomonitoramento. Criação de espaço para a realização de festas. 

2- Reinaldo Centoducatte
Chapa número 40
Melhoria da iluminação, revisão da gestão de segurança patrimonial e das regras de circulação de pessoas. Captação de recursos para ampliação do número de vigilantes, além da realização de análise para criação da Polícia Universitária.

3- Armando Biondo Filho
Chapa número 10
Implantação de estratégias de segurança, com aumento do número de câmeras, melhoria da iluminação, postos estratégicos de vigilância, aumento do número de agentes federais e alteração da resolução que regulamenta as festas.

4 Sebastião Pimentel
Chapa número 60
Aumento do quantitativo de vigilantes, treinamento desses profissionais, implantação de sistema de controle de circulação de pessoas nos prédios. Parcerias com a Polícia Militar, para aumentara segurança no entorno da Ufes. 

5- José Eduardo Pezzopane
Chapa número 30
Implementação de um Plano de Segurança incluindo guarda patrimonial, iluminação nas áreas públicas, vídeomonitoramento e controle nos acessos, além da integração ao sistema público de segurança.

6- Paulo Cesar Scarim
Chapa número 20
Priorizar a segurança patrimonial dentro da universidade e negociar com a prefeitura e o governo estadual para a elaboração de políticas públicas que possam diminuir a violência não só dentro da Ufes, mas em toda a cidade.


Fonte: A Gazeta - 17/08/2011
Enviado por: Mozarte - UFRGS

Nenhum comentário:

Postar um comentário