sábado, 8 de setembro de 2012

Relatório final da reunião dos coordenadores nacionais e regionais do XXI Seminário Nacional de Segurança que ocorrerá na UFPA.

Neste relatório não consta o valor da inscrição mas a comissão de organização local irá definir e posteriormente encaminhar, mas a definição inicial é que não terá alojamento, mas no preço da inscrição estará assegurado almoço e janta.


RELATÓRIO DA REUNIÃO PREPARATÓRIA DO XXI SEMINÁRIO NACIONAL DE SEGURANÇA REALIZADA NA UFPA.

Dias 29 e 30 de agosto de 2012.
Pela FASUBRA: Chiquinho (substituição ao Coordenador Diego de politicas sociais).
Com ausência justificada do coordenador da Fasubra (politicas sociais) Rogério Marzola.

A Comissão Organizadora Local, representada pelo Vigilante Lima, iniciou os trabalhos as 9:30h convidando os membros da Administração da UFPA, Prof. Edson Ortiz- Pró-Reitor de Administração, Alemar Junior- Prefeito da Universidade, Paulo Sete Câmara- Diretor da Divisão de Segurança, Luiz Sérgio- Coordenador da segurança, Aroldo Soares- Membro da Associação dos Aposentados da UFPA e Dr. João Batista- Assessor Jurídico da Vigilância para que cada um fizesse sua saudação.

Em seguida a comissão local apresentou um vídeo institucional sobre a história da U.F.P.A e na sequência convidou os Coordenadores Nacionais do Seminário Nacional de Segurança Mozarte, Kátia, Sampaio e Souto e a representação da FASUBRA – Chiquinho para compor a mesa dos trabalhos de organização e definição da programação do XXI Seminário Nacional de Segurança das IPES. A mesa encaminhou o inicio dos trabalhos com apresentação de todos os 36 (trinta e seis) presentes na reunião. Na apresentação o representante da Fasubra justificou a ausências do Coordenador Diego e Souto justificou a ausência do coordenador Marzola.

Seguindo os trabalhos foi realizada a leitura da proposta de organização da comissão local para que os presentes apresentassem os destaques.  Chiquinho apresentou destaque de esclarecimento para saber se na mesa de Políticas Afirmativas estava contemplado o debate sobre Gênero, Raça, LGBT e assédio e a Coordenação afirmou que a mesa vai contemplar tudo. Chiquinho também um destaque para que o resultado da Greve fosse debatido no Seminário, já que as mudanças dos anexos III e IV afetam positivamente todos os Vigilantes. Para, além disso, Chiquinho informou que a primeira resolução sobre Segurança nas Universidades do ultimo CONFASUBRA orienta que as entidades de bases reivindiquem a inclusão de Cursos específicos na área de segurança para os trabalhadores lotados nos setores de vigilância das IFES e que a FASUBRA na CNSC apresentou também uma proposta de criação de um Programa Nacional de Capacitação e Qualificação e defendeu que o debate deve incluir levantamento das entidades de base que conseguiram encaminhar esta resolução congressual na sua base.  E como encaminhamento foi definido uma mesa no primeiro dia com a CIS-UFPA e a FASUBRA pra tratar do Decreto 5824/06 e anexos III e IV.

Após debate de todos os destaques a programação aprovada foi a seguinte:

Programação do XXI Seminário Nacional de Segurança das IPES
Dia 26 de novembro.
08h - Abertura do credenciamento.
09h - Abertura oficial e leitura do regimento.
12h - Almoço.
14h - Conjuntura Nacional, EBSERH – Fasubra.
16h - Anexo III e IV da lei 11091/05 e Decreto 5824/06- C.I.S e Fasubra.
18h - Encerramento do primeiro dia de credenciamento.
19h - Jantar.
27 de novembro.
08h - Reabertura do credenciamento.
 08h - Palestra: Projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional.
10h - Palestra: Políticas afirmativas.
12h - Encerramento do credenciamento.
12h - Almoço.
14h - Palestra: Gerenciamento de crise (voltado para as IPES).
16h - Palestra: Segurança eletrônica (voltada para as IPES).
19h – Jantar.
28 de novembro.
08h - Palestra: Qualidade de vida e meio ambiente.
10h - Direitos Humanos e segurança nas IPES.
12h - Almoço.
14h - Painel informativo – Educação e segurança no Trânsito nas IPES.
16h - Palestra: Legislação e suas contradições na segurança das IPES.
a) Uso ou não do armamento.
b) Assessoria jurídica ao vigilante em serviço.
c) Limite do uso da autoridade.
19h - Jantar.
29 de novembro
08h - Trabalhos em grupo.
12h - Almoço.
14h - Evento cultural.
19h - Jantar.
30 de Novembro.
09h - Plenária final, Leitura e Aprovação das propostas dos grupos de trabalho.
12h - Almoço.
14h - Continuação da plenária final, Eleição da sede do XXII e Eleição da coordenação do XXII Seminário das IPES.
19 - jantar.
01 de Dezembro
09h - Entrega dos certificados e encerramento.

E continuando o debate da reunião foi aprovada a seguinte resolução: “Em atenção ao relatório final do XX Seminário Nacional de Segurança das IPES realizado em Pelotas RS, foi colocado em consulta que os Coordenadores nacionais e regionais discutissem sobre a possibilidade de um novo modelo de processo eleitoral para as coordenações do XXII Seminário Nacional de Segurança das IPES.

Foi apresentada duas propostas, a primeira- proposta é que deveria ser eleita nos mesmos moldes da proporcionalidade da Fasubra, a segunda- deveria ser mantida o modelo atual de processo.

Após ampla discussão e colocado em regime de votação ficou mantido o processo eleitoral atual com ampla maioria a favor, com a dois votos contra e duas abstenções”.

Encerrado o debate sobre a programação o plenário encaminha para FASUBRA o seguinte pleito:

- Publicar no ID da federação a convocação da Coordenação Nacional e Regional para integrarem a comissão organizadora local no dia 23/11.
- Publicar no ID da federação toda programação do XXI Seminário Nacional de Segurança das IPES;
- Que a FASUBRA envie os Coordenadores da pasta de Politicas Sociais para participar do Seminário no dia 23/11.
- Que a FASUBRA solicite as entidades de Base, onde estiver Coordenador Nacional e/ou Regional, apoio logístico para que os mesmos possam integrar a Comissão Organizadora no dia 23/11;
- Que a FASUBRA convide o Ex-Diretor da FASUBRA Luizão para participar do XXI Seminário Nacional de Segurança a onde a Comissão Organizadora do evento prestará uma homenagem pelo trabalho realizado a frente da pasta de Políticas Sociais no trato da questão da Segurança nas IPES.

Será entregue neste seminário para o ex-coordenador de Politicas Sociais Luiz Macena uma placa em sua homenagem.

Será confeccionada uma placa em homenagem aos idealizadores do seminário nacional e esta placa ficara permanente na UFPA no setor de segurança.

E por fim foi apresentado o cartaz abaixo do próximo seminário a ser divulgado para todas entidades de base e também para as demais entidades nacionais SINASEFE, ANDES e UNE.

Enviado por: Mozarte - UFRGS

Nenhum comentário:

Postar um comentário