sexta-feira, 15 de setembro de 2017

UFJF cria fórum para discutir questões de segurança dentro do campus

Polícia Militar registrou 30 ocorrências de crimes internos de janeiro a julho de 2017.
23/08/2017

Campus da UFJF conta com sistema de câmeras de vigilância

Diante de ocorrências de crimes ocorridos dentro do campus, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) decidiu implementar o Fórum Permanente de Segurança. O objetivo é discutir questões para garantir a segurança das pessoas que passam pelo local e também de alunos e professores da instituição.

Segundo levantamento feito pela Polícia Militar (PM), de janeiro a julho de 2017 foram registradas 30 ocorrências dentro da universidade, sendo que 12 delas são referentes a furtos, oito são acidentes de trânsito e quatro roubos. Além destes crimes, também há registros de infrações contra a dignidade sexual, pichação e apropriação indébita.

Os dados registrados pela equipe de segurança da UFJF desde o início de 2017 até 23 agosto apontam para 22 registros de furto consumado, outras duas tentativas e oito suspeitas. A equipe foi solicitada também para anteder a 55 acidentes de trânsito, 595 solicitações de portas destrancadas e 19 locais sem iluminação, fatores que contribuem para garantir a segurança das pessoas e do patrimônio.


UFJF usa carrinhos elétricos para segurança interna (Foto: Reprodução/TV Integração)

Para o pró-reitor de Infraestrutura e Gestão, Marcos Tanure, que é também o responsável por presidir o Fórum, o projeto pretende contar com a participação ampla de alunos e outros grupos que frequentam a instituição. “O Fórum é um espaço pautado em dimensões institucionais e democráticas, com a participação da comunidade acadêmica”, explicou.

As reuniões serão mensais e contarão com representantes do setor de segurança, dos docentes e dos técnico-administrativos da UFJF, além do Diretório Central dos Estudantes (DCE), do Conselho Setorial de Graduação (Congrad), de Centros e Diretórios Acadêmicos (Concada) e do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino no Município de Juiz de Fora (Sintufejuf).

O presidente do DCE, Arthur Avelar, destacou a confiança no diálogo como contribuição para um avanço nas questões de segurança da instituição e lembrou que a proposta do Fórum foi uma das iniciativas de uma ocupação à Reitoria em 2015.

Tanure também revelou que, atualmente, a universidade conta com diversos sistemas de segurança, como vigilantes permanentes e terceirizados, porteiros e monitoramentos das ocorrências.
Algumas ações que podem ser desenvolvidas pelo Fórum:

· Colaboração na definição das diretrizes estratégicas da segurança na UFJF;

· Incentivo de ações de segurança na universidade, em respeito à diversidade e aos direitos humanos;

· Sugestão de boas práticas na condução da segurança no campus;

· indicação e sugestão de programas de capacitação para servidores, discentes e terceirizados em temas relacionados à segurança;

· Fomento de estudos e pesquisas sobre a segurança na UFJF;

· Promoção de seminários e campanhas de opinião pública sobre a UFJF.

Fonte: G1 Zona da Mata

Enviado por: Mozarte - UFRGS

Um comentário:

  1. Iron Spinning Hammer - TITanium Art - TITanium Art
    TITanium Art - Iron Spinning Hammer. price of titanium This item is also a member titanium curling iron of TITA ART camillus titanium Gallery. Contact Us. Contact Us. TITA grade 23 titanium ART titanium dioxide sunscreen Gallery.

    ResponderExcluir