sexta-feira, 20 de maio de 2011

Comissão de segurança aponta bons resultados em medidas já adotadas e avalia novas propostas na UFMS

Na segunda-feira (09/05/2011), a Comissão de Segurança instituída pela administração da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) se reuniu na sala de atos da reitoria para apresentação de medidas que já foram tomadas e de propostas para melhorias da segurança na Instituição.

O Gerente de Serviços Gerais, professor Jair Sartorello, relatou que em cinco pontos identificados como críticos há segurança das 6h às 24h. São eles: entrada principal; entrada da unidade 6 (shopping); acesso que liga o Morenão ao CCHS e demais centros (região da "figueira"); rotatória do Moreninho; e região dos Departamentos de Química, de Economia e Administração (DEA), Biotério e Lago do Amor.

Segundo o professor, também foram efetuadas melhorias no sistema de iluminação na região das piscinas, Restaurante Universitário e avenidas e está sendo providenciado o fechamento, com tela, entre o Biotério (localizado no DEA) e o início da ponte de acesso ao teatro Glauce Rocha. Neste local também há dois vigilantes, um atuando em cada extremidade. Foi destacado também um vigilante para atuar das 18h às 24h em frente à Faculdade de Medicina. 

Além disso, foi determinado o fechamento da passarela de acesso entre o CCBS e NHU e reforçada a disponibilização do ônibus para translado dos acadêmicos da Biblioteca Central ao Departamento de Química/DEA. O ônibus realiza viagens com partidas de hora em hora de cada ponto. A primeira saída da Biblioteca acontece às 6h45 e a última viagem do Departamento de Química à Biblioteca é realizada às 23h15min. Desde o dia 9 o translado foi estendido até a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FAMEZ). "Essa medida foi aprovada por acadêmicos e é importante ressaltar que para ter acesso ao ônibus, o estudante deve se identificar", explica o professor Jair.

  Hoje, de acordo com o presidente da Comissão, professor Rogério Mayer, foram apresentadas propostas que visam à contribuição na elaboração do plano e que devem ser discutidas amplamente com a comunidade acadêmica para serem levadas à avaliação da administração superior. "O Núcleo de Informática (NIN) está desenvolvendo um sistema que tem como suporte a ferramenta Google Maps e que deve facilitar o relato e denúncia de ocorrências no câmpus. Essa ferramenta tem como objetivo proporcionar informações confiáveis e objetivas, facilitando também a percepção da sensação de segurança", relata. Ele também disse que está sendo estudada a possibilidade de efetivação de um convênio com as polícias Civil e Militar para promoção de um policiamento mais ostensivo, a exemplo do que já ocorre em outras instituições de ensino superior.

Mayer também destacou duas propostas que serão apresentadas para discussão e que incluem a elaboração de um projeto arquitetônico para construção de guaritas nas entradas principais e outro que contempla o monitoramento de pontos sensíveis por meio de câmeras. "Para a próxima reunião, já agendada para o dia 23 de maio, às 9 horas, devem ser apresentados os pontos sensíveis destacados pelo setor de vigilância em comum acordo com o Diretório Central de Estudantes", pontua o presidente da Comissão.

O professor Rogério destacou também a contribuição de autoridades da área de segurança pública que têm colaborado com os trabalhos da Comissão de forma voluntária, como o procurador Felipe Fritz Braga do Ministério Público Federal e do professor da Faculdade de Direito e delegado de polícia civil Fernando Lopes. Participaram também da reunião a Pró-Reitora de Planejamento, Orçamento e Finanças, professora Marize Therezinha Lopes Peres, o Pró-Reitor de Administração, professor Julio César Gonçalves e representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE). "Há um esforço conjunto da administração da UFMS, comunidade acadêmica e autoridades para que seja elaborado um novo projeto de segurança que contemple melhorias, buscando a eficiência e eficácia", finaliza Mayer.

Enviado por: Mozarte - UFRGS

Nenhum comentário:

Postar um comentário