sexta-feira, 20 de maio de 2011

Segurança nas escolas será tema de audiência pública em junho

No dia 6 de junho, a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado vai realizar um seminário para discutir o uso de armas, a segurança nas escolas e o bullying.

O presidente da Comissão, deputado Mendonça Prado, do Democratas de Sergipe, afirmou que depois do incidente ocorrido na escola pública em Realengo, no Rio de Janeiro, quando um homem armado matou várias crianças dentro da sala de aula, a segurança nas escolas se tornou um assunto discutido por toda a sociedade.

Entretanto, o parlamentar acredita que as medidas de segurança devem ser bem elaboradas para que as escolas não se tornem estabelecimentos prisionais.
Mendonça Prado afirmou que são necessárias medidas rápidas para evitar o aumento da violência e da entrada de drogas nas escolas.

"Nós temos alguns dados que demonstram que as crianças e os adolescentes se tornaram alvos fáceis dos bandidos, dos marginais. Nós temos, por exemplo, o aumento do consumo de crack no Brasil e de outras drogas num percentual de mais ou menos 700% foi o crescimento no nosso país nos últimos quatro anos e um dos pontos mais procurados para envolver, para viciar as nossas crianças são os estabelecimentos de ensino."

O comandante do Batalhão Escolar da Polícia Militar do Distrito Federal, tenente-coronel Eduardo Souza, também vai participar do seminário. Ele afirmou que o combate à violência nas escolas deve ser uma ação integrada entre vários órgãos. 

"Você nomeando cada pessoa a fazer seu papel, conscientizando de que cada um é importante para o processo de valorização do ser humano, de conscientização, de valorização da família, só assim que nós podemos mudar essa mentalidade e fazer com que as pessoas entendam que o ambiente escolar não é um ambiente violento e, sim, um ambiente que merece toda a atenção."

No Distrito Federal, foram apreendidas em 2010, no perímetro escolar, que compreende cem metros ao redor da escola, 11 armas de fogo e 16 armas brancas. Este ano, até maio, foram apreendidas três armas de fogo e três armas brancas.

Já o diretor da Associação Nacional da Indústria de Armas e Munições, Salésio Nuhs, acredita que o seminário vai ser uma oportunidade para que a indústria possa esclarecer aos presentes como é feito o controle de armas e munições no Brasil.

"Quando eu falo da importância dessa discussão, de trazer esse assunto para ser discutido, é exatamente pela falta de conhecimento e pela falta de informação. Existem algumas ONGs que são desarmamentistas, que ficam pregando o descontrole no comércio legal de armas e munições. Eu quero deixar bem claro que o comércio legal de armas e munições é extremamente controlado, é supercontrolado. Você comprar uma arma hoje no Brasil, comprar munição hoje no Brasil é 100% legal e 100% controlado. O problema nosso não são as armas legais, o problema nosso são as armas ilegais. Esse é o grande problema."

O seminário acontece no dia 6 de junho no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, das 9h da manhã às 6h da tarde.

De Brasília, Karla Alessandra.


sexta-feira, 20 de maio de 2011
Telefone: (61) 3216-1700 
Fax: (61) 3216-1715

Nenhum comentário:

Postar um comentário